terça-feira, 12 de janeiro de 2010

hoje, sou um pouco de alguma coisa

como não tenho lugar no silêncio onde morrem as gaivotas,
despeço-me no oceano e deixo que o céu me conheça.
talvez a serenidade possa ser as minhas mãos a serem uma
brisa sobre a terra e sobre a pele nua de uma mulher.
esse dia, esperança de amanhã, poderá chegar e estarei dormindo.
hoje, sou um pouco de alguma coisa, sou a água salgada
que permanece nas ondas que tudo rejeitam e expulsam
na praia. as gaivotas sobrevoam o meu corpo vivo. os meus
cabelos submersos convidam o silêncio da manhã, raios de sol atravessam
o mar tornados água luminosa. aqui, estou vivo e sou alguém
muito longe.

José Luís Peixoto
in Criança em ruínas

5 comentários:

  1. E eu que, confesso, ainda não tive oportunidade de ler um livro de José Luís Peixoto... :S
    Gostei muito deste excerto que aqui nos ofereceste à leitura.

    Beijinho Dourado ;D

    ResponderEliminar
  2. Eu sou o grão de areia que se deixa levar com as ondas que vão e voltam, que se volteiam devagar. O mar ora me leva, ora me rejeita, mas de cada vez que vou e volto nesse mar, regresso de alma purificada...

    ResponderEliminar
  3. Devo dizer-te que é uma grande falha tua. E quando leres algum livro dele perceberá esta minha observação.

    Enquanto isso não acontece deixo-te:

    http://www.myspace.com/joseluispeixoto

    E prometo trazer cá mais poemas do JLP.

    Beijo em dourado

    vinteEquatro

    ResponderEliminar
  4. Quase que me deixei enrolar nas ondas do mar Augusto. Os seixos não se queixam. Por quê queixarmo-nos nós?

    ***
    vinteEquatro

    ResponderEliminar
  5. Promessa solene:
    Quando voltar a passar numa livraria (o que é extremamente perigoso para mim ;) ) regresso acompanhado com palavras de JLP! :D

    Beijinho dourado

    ResponderEliminar